SUSANE VIDAL


Jornalista, escritora, professora universitária e mestre de cerimônia.

08
maio
2018

Pequenas mentiras

Nenhum Comentário

A mulher liga para o marido. Ele atende e disfarça, mas ela insiste e ele revela onde está. Chego já. Estou perto. Sim, mas perto onde? Estou passando pelo posto de combustível. Você precisa de algo? E assim, nesse diálogo rápido, ele mente sobre o seu real paradeiro. Você acha que foi a primeira vez? Eu? Não sei.

Mas, será mesmo necessário articular pequenas mentiras? Sim, precisa um mínimo de jogo de articulação para pensar, falar e manter a mentira. Pensa que é fácil? Nem sempre. Sabe aquela sensação de que será desmascarado? Nem todo mundo tem estômago para conviver com isso. Mas quem tem, usa e abusa da criatividade. A cada dia uma nova mentira e assim por diante.

As relações são construídas pouco a pouco e nada impede que o "mentiroso" também seja vítima de uma mentira qualquer, vinda de uma pessoa qualquer ou até mesmo do objeto de suas "trapaças". Perceber que a história não é real e se repete com uma certa frequência pode até abalar seu "modus operandi", fazendo-o desistir das suas invenções.

O telefone toca, o aplicativo de mensagens instantâneas emite um alarme, indicando que alguém enviou texto, foto ou vídeo pra você, e pronto. Mais uma vez você se sente tentado a criar uma nova história ao ser questionado sobre a origem do remetente ou do teor da comunicação. Para algumas pessoas, é uma bola de neve, nunca pára. Resta saber qual a próxima mentira que será contada, interpretada e dissimulada. Quanto a acreditar? Aí um dia a casa cai.

Nenhum Comentário

No comments yet.

Deixe seu comentário


Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.