SUSANE VIDAL


Jornalista, escritora, professora universitária e mestre de cerimônia.

02
jan
2016

O que virá, que venha

Nenhum Comentário

O que esperar dessa época em que, praticamente, todo mundo espera alguma coisa? A chegada de um ano novo traz consigo a renovação da esperança por dias melhores, pessoas melhores, tudo melhor, não é mesmo? Porém, nem sempre a vida segue o rumo dos nossos desejos. Por isso, a criatividade é essencial para saber lidar com as situações possíveis.

Muita gente aproveita para lançar desafios, assumir compromissos e traçar metas. Não podemos esquecer também dos que fazem reflexão para alinhar as conquistas do ano anterior e, quem sabe, refazer os planos para conseguir realizar no ano que está apenas começando. É tempo de mudança, de fazer e acontecer. Não podemos viver apenas de projeções. Quantas muitas vezes não nos aventuramos no presente e com ele desenhamos nossos momentos?


23
ago
2013

Minicurso no Ensecom 17

7 Comentários

image

Esta semana tive uma experiência bacana e gostaria de compartilhar com vocês. Fui convidada para dar um minicurso de Apresentação de Telejornal no Encontro Sergipano de Comunicação, promovido pelo Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Tiradentes.


24
fev
2013

Vagarosamente lento

5 Comentários

Vamos combinar... ser ágil, prático e eficiente, nessa ordem ou com esses atributos não é para todo mundo. Muitas vezes, o eficiente precisa de muito tempo para tornar esta habilidade visível. Em muitos casos, nos deparamos com pessoas que são rápidas no cumprimento de tarefas e compromissos, mas essa tal agilidade implica no resultado e deixa a desejar no quesito eficácia.

Somos seres humanos e, como tais, compartilhamos um poço de diferenças e são nessas diferenças, que encontramos a beleza da diversidade. Porém, o senso de compreensão perde a graça quando a gente precisa que o outro entre no ritmo, pegue no "tranco", mostre a que veio, demonstre agilidade. Como disse Cazuza e ainda ecoa nos dias de hoje... "O tempo não pára".

Definitivamente, cada um tem um ritmo e muitos não estão nem um pouco preocupados em mudar essa realidade. Contudo, diante das novas tecnologias de informação, há que se permitir observar quando, como e onde deve-se ousar e intuir que é hora de mudar. Não, não me refiro às mudanças estratosféricas, mas as coisas simples, como aprender a usar o computador devidamente para facilitar e, principalmente, agilizar o trabalho.


09
fev
2013

100% IN

2 Comentários

Para falar do IN, não posso deixar de citar Off. Ele é tão importante e essencial quanto o primeiro. Bem, graças à globalização, certamente, hoje, um número bem maior de pessoas conhece o significado dessas duas palavras, pelo menos entende o que elas representam.

No mínimo, quem for um pouquinho curioso já deve ter notado a existência delas no controle remoto de TV, DVD, decodificadores e similares. Ainda assim, a metodologia professoral me inquieta para uma breve e suscita explicação... Pois bem, IN significa ligado, ativo, enquanto Off é justamente o  contrário... Desligado, desativado.

Esse estado de ociosidade , por certo, é essencial a todo e qualquer ser humano. Detalhe: não estou me referindo ao período de férias e sim, de uma pausa na rotina diária. Aliás, deveria ser regra...a cada quatro meses trabalhados, uma folga de uma semana não seria nada mal, hein? Se, após esse devaneio, sair abaixo-assinado, pode, contar com minha assinatura.  Rsrs.


02
jan
2013

Aju em 01/01/13

7 Comentários

Ruas desertas, sem trânsito, sem congestionamento, quase sem gente...


07
dez
2012

Desafios da liderança

2 Comentários

Esta aí uma posição funcional almejada por muitos, mas exercida com louvor por poucos. Quem pensa ser esta uma atividade simples, apenas com sabores e quase nunca dissabores, engana-se!!!

Ser líder vai muito mais além do que apenas comandar duas, três pessoas ou até mesmo um grupo de profissionais. São várias nuances desafiadoras, a começar pela clareza de que se está diante de pessoas as quais você deve respeitar em suas habilidades e limitações.


12
out
2012

Notícias de pé

7 Comentários

Durante anos, 15 para ser mais exata, apresentei o telejornal num formato, sentada, atrás de uma bancada. Claro, durante esse tempo, passamos por mudanças específicas no cenário, bancada e iluminação…

Mas, nada se compara à transformação com a chegada da HDTV, a TV em alta definição. A movimentação no cenário me permite trabalhar melhor a interpretação daquilo que quero dizer, de um jeito novo, de um jeito certo.


11
set
2012

15 anos no “ar”

11 Comentários

Parece que foi ontem e já se passaram 15 anos como âncora da TV Sergipe. Lembro-me perfeitamente do primeiro dia na redação. Olhares curiosos e discretos... Os meus, nem tanto. A discrição ficou distante, tal era minha vontade de entender todos os símbolos, regras, caminho...

E aos poucos ele se apresentou montrando-me que havia feito a escolha certa. Alguns me perguntam se não fosse jornalista com o que trabalharia. Penso que há algumas áreas que me cativam, mas nada igual ao Jornalismo. Agradeço a Deus a benção de trabalhar com o que gosto. Todos os dias, quando acordo, tenho um motivo a mais para agradecer.


30
ago
2012

Vida de Jornalete

4 Comentários

Vida de Jornalete

Todo dia acordo cedo,


06
maio
2012

Melhores de 2011

4 Comentários

Numa tarde festiva, na última sexta-feira, 04 de maio de 2012, tive a honra de receber o prêmio de “Melhor Apresentadora de Telejornal” e ainda, de quebra, como editora-chefe, representar a equipe do SETV 1ª Edição para receber o prêmio de “Melhor Telejornal”.

Para completar, a TV Sergipe foi eleita a “Melhor Programação de Televisão”. Ou seja, estou triplamente feliz!!!

A iniciativa e pesquisa foram da Federação Estadual das Entidades Comunitárias de Sergipe, no período de 05 de março a 05 de abril deste ano. A coleta de dados envolveu 40 pesquisadores da capital e Grande Aracaju, em que cada um ficou responsável por 50 formulários, totalizando 2000 pessoas pesquisadas, entre as comunidades, repartições públicas e comércio. Obrigada pela indicação e pelos votos.


25
abr
2012

É assim que se faz

2 Comentários

A criatividade faz pensar, repensar e agir. Quantas propagandas já vimos com a mensagem educativa para evitarmos a combina?ão álcool e dire?ão? E de quantas nos lembramos??? Certamente de poucas.

A mensagem é forte e com uma pitada de realismo e humor fica ainda mais evidente. Boa a sacada do Boteco em contratar um ator (será que ele é ator mesmo?) para fazer o papel de um manobrista embriagado.

De tão sério, o assunto precisa recorrer a outros formatos para esclarecer o quanto a vida é preciosa. Nesse caso, a fórmula encontrada foi o humor. Dá para notar, na rea?ão das pessoas, o perigo que ronda deixar alguém conduzir um veículo após a ingestão de bebida alcóolica.


16
abr
2012

Um dia sem voz

4 Comentários

Passei o fim de semana relutando com uma inflamação na garganta e amanheci sem voz, logo hoje no Dia Mundial da Voz. Ironia do destino ou uma forma bem original de comemorar? Fato é que estou poupando o pouco de uma voz rouca, sem charme e sem brilho.

Muito antes de trabalhar com a voz, por falta de informação, fazia como a maioria das pessoas: não me importava e nem cuidava da voz. Mas, enquanto estudante de comunicação, ao iniciar a carreira de jornalista, ainda no rádio (onde produzia um programa jornalístico e, invariavelmente, utilizava o microfone para passar informações), e posteriormente, na TV, precisei ser mais cautelosa, a começar com o uso adequado do timbre de voz.


03
abr
2012

Luz, fé e ação

8 Comentários

Hoje foi dia de voltar para casa mais cedo, bebê!!! Calma, sei que a novela Fina Estampa já acabou e a atriz Christiane Torloni não aparece mais todas as noites na pele da malvada Tereza Cristina. Mas, confesso que gostava da atuação impecável dos vários momentos em que ela chamava a todos “carinhosamente” de bebê.

 Acredito que a aula hoje foi e será inesquecível. Primeiro, pelas circunstâncias nas quais ela fora realizada e segundo, pelas surpresas. Pouco tempo depois de iniciada a prova de Telejornalismo referente à primeira Unidade, “faltou luz”. Imediatamente o momento de tensão, concentração, cedeu lugar à informalidade e aos vários questionamentos (atitude típica de jornalista) sobre o que havia acontecido.

Inicialmente o silêncio tomava conta do lugar e era companhia das mais queridas. Segundos depois, veio a queda de energia e pronto... O que fazer? É para entregar as provas sem ter respondido a todas as questões? A prova será anulada? Enfim, uma inquietação comum em situações parecidas. Refeitos do susto, e com a garantia de que o mais indicado era finalizar as provas, os alunos seguiram concentrados.


27
mar
2012

Dia do chocolate

1 Comentário

Amargo, meio-amargo, ao leite, branco, aerado, trufado, com recheio, sem recheio, em barra, em calda derretida, em grande ou pouca quantidade, chocolate é mesmo uma delícia. A maioria aprecia, outros consomem quase que diariamente. Mas há também os que não gostam.

Confesso que tento me controlar para não engordar. Mas já comi muito, a qualquer hora. Levava sempre um bombom de chocolate na bolsa para o lanche na escola, depois no ambiente de trabalho. Ainda hoje é possível encontrar algum perdido por aí. Rsrsrsr


23
mar
2012

Mulheres de sucesso

2 Comentários

No início deste mês festivo fui surpreendida com o convite da Editora ArteAmbiente para uma reportagem especial em homenagem à mulher, na revista IN. A revista é bimestral e pretendia dedicar um espaço com exemplos de “Mulheres de Sucesso” que atuam no mercado sergipano.

Gostaria de salientar minha alegria ao ser lembrada e escolhida para o registro. Senti-me honrada ainda mais por ter sido clicada pela fotógrafa Martha Oliveira, ao lado de outros três grandes nomes que fazem a diferença em nossa sociedade: Eline Gurgel (Ginecologista e Obstetra), Euza Missano (Promotora de Justiça) e Maria Celi (Empresária).

Além desta reportagem, há outras, que, certamente, vão interessar às mulheres de bom gosto e antenadas com o que circula em nossa volta. É uma pena que grafaram meu nome Susane com Z, quando o correto é com S, mas toda equipe está de parabéns pelo lindo trabalho. Adorei!!!